Magazine Risco Zero nº20
ARTIGO REVISTA SEGURANÇA A PANDEMIA DE COVID-19 E A MEDICINA DO TRABALHO Reedição de artigo cedido pela Revista Segurança na sequência da parceria estabelecida com a Magazine Risco Zero. O ano de 2020, qualquer que seja a abordagem historiográfica, ficará sempre assinalado pela pandemia causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2 (acrónimo na língua inglesa de Severe Acute Respiratory Syndrome CoronaVirus 2), agente causal da COVID-19 (acrónimo na língua inglesa de Corona Virus Disease – 2019). A Medicina do Trabalho, como julgo ser cada vez mais conhecido de todos, é uma especialidade médica que objetiva a prevenção médica das doenças profissionais (e de outras doenças “ligadas ao trabalho”) e dos acidentes de trabalho e, ainda, a promoção da saúde dos trabalhadores. Tais objectivos devem ser inter e transdisciplinares, em articulação com diversas outras áreas de conhecimento. AMedicina doTrabalho contribui, portanto, para a manutenção de trabalhadores saudáveis, seguros, ativos e produtivos. O risco de transmissão da infeção pelo novo Coronavírus existe no seio das organizações com fatores organizacionais que o acentuam como são os exemplos dos ambientes fechados e a aglomeração de várias pessoas nesses ambientes, partilhando não só equipamentos de trabalho como serviços comuns, para não referenciar o início e o final dos ciclos diários de trabalho que determinam grande aglomeração de trabalhadores. magazine risco zero
Made with FlippingBook
RkJQdWJsaXNoZXIy MjA1NDA=